Workshop – [O que é e seus Benefícios]

workshop

O workshop está cada dia mais conhecido, uma vez que, é bem mais dinâmico e objetivo se equiparado a um curso.

Você vai entender através desse artigo o que é um workshop e quando deverá usá-lo para realizar a capacitação de seus colaboradores.

Continue nos acompanhando e tire todas as suas dúvidas sobre o workshop, pois vamos explicar os conceitos com calma e dar algumas dicas que serão muito úteis para o dia a dia de sua empresa.

O que é um Workshop?

O Workshop é um tipo de treinamento empresarial mais curto que um curso, que é dirigido para questões mais específicas.

Essa forma de treinamento busca se aprofundar sobre um determinado tema, o qual foi prefixado pelos mediadores.

Por estar relacionado a assuntos mais específicos, o workshop possui como diferencial a realização de atividades práticas, estimulando uma maior interatividade dos participantes.

Geralmente, o workshop é coordenado por um ou mais organizadores e não são muito longos, já que visam a produtividade e praticidade.

O público costuma participar ativamente nesse tipo de evento corporativo, seja por meio de debates, troca de conhecimentos ou pelas dinâmicas propostas. Muito diferente de outros eventos empresariais, onde o público age mais passivamente.

Agora que você já descobriu o que é um workshop, vamos saber quais as vantagens e desvantagens desse tipo de treinamento para uma empresa.

Vantagens e Desvantagens de um Workshop

Através de um workshop é possível ampliar a capacidade dos colaboradores da sua empresa, de uma maneira objetiva, rápida e prática.

Desse modo, esse treinamento busca o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe, já que aumenta as suas habilidades e conhecimentos, repercutindo também no comportamento como um todo.

Vamos conferir algumas vantagens obtidas através do workshop:

  • Maior engajamento dos funcionários;
  • Aumento da interatividade e comunicação;
  • Mais adaptação em relação às reestruturações da empresa;
  • Analisar procedimentos que melhor se ajustam às necessidades da instituição e de seus colaboradores;
  • Com os objetivos empresariais mais definidos, ocorrerá a redução dos custos;
  • Capacitação para desempenhar novos cargos;
  • Incentiva atitudes proativas dos funcionários.

Por outro lado, não há muitas desvantagens em relação ao workshop, mas é preciso que tenha um espaço físico para que o evento seja realizado e, não são todas as empresas que possuem um espaço adequado.

Essa questão se torna uma desvantagem, pois, atualmente, também é possível realizar treinamentos a partir de cursos online através de vídeo aulas.

Outro tópico a ser analisado é que o workshop é voltado para a prática, exigindo, portanto, que o público já tenha um determinado conhecimento sobre o assunto apresentado.

Se o objetivo for apenas adquirir conhecimento teórico, talvez seja mais viável realizar uma palestra.

Assim, verificamos que o workshop é vantajoso por diversos motivos. Porém, deve-se avaliar se a empresa possui condições financeiras para a sua realização, se tem um espaço físico apropriado e analisar o público que se quer atingir.

Esses são os fatores que devem ser observados antes de organizar um workshop.

Benefícios do Workshop para uma empresa

1- Aumentar a confiança dos colaboradores

Os workshops são bem funcionais e, normalmente, acontecem em um departamento da própria empresa.

Dessa forma, os colaboradores sentem mais confiança para desempenharem as suas funções e as tarefas que lhes são designadas, já que, todo o treinamento é realizado em um ambiente familiar.

Sendo assim, eles se sentem mais seguros para sugerir inovações e melhorias para a empresa, bem como para executar as suas funções com maior qualidade.

2- Para realizar treinamentos

Como o workshop é feito na própria empresa, é possível adaptar os assuntos e situações que estejam ligados diretamente ao cotidiano dos funcionários e da empresa em si.

Então, os temas poderão ser bem específicos e personalizados, ampliando a eficácia do treinamento.

Dessa maneira, os colaboradores discutem as questões do dia a dia e elaboram com mais facilidade estratégias que ajudarão no desenvolvimento da instituição.

3- Aumento da produtividade

A capacitação dos colaboradores e a ampliação de suas habilidades, trará resultados significativos na produção da sua empresa.

Trabalhadores com alto nível de conhecimento realizam suas atividades com mais perfeição técnica e eficiência, aumentando, desse modo, a produtividade da empresa.

4- Maior engajamento

A preocupação da empresa com a qualificação de seus profissionais é uma demonstração de valorização dos mesmos e esse fato eleva a autoestima de toda a equipe.

A satisfação dos colaboradores faz com que eles tenham mais engajamento e envolvimento na execução de suas tarefas.

Através do workshop, também é possível fazer com que os funcionários se sintam mais integrados a empresa, aumentando o comprometimento e a motivação dos mesmos.

Com base nessas informações você constatou como o workshop pode ajudar a sua empresa a crescer.

Caso a sua instituição não tenha o espaço físico suficiente, você poderá realizar os treinamentos por meio da Plataforma EAD Hit Cursos, que possui todas as funcionalidades necessárias para aumentar a capacitação dos seus colaboradores e, assim, obter cada vez mais sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *