Universidade Corporativa – [o que é e como funciona]

universidade-corporativa

Trata-se a Universidade Corporativa de uma instituição de ensino que é vinculada a empresas privadas e públicas. Também são denominadas como Universidade Empresarial e ela promove treinamentos para colaboradores por meio de cursos técnicos ou graduação. Assim, a Universidade Corporativa é tida como uma área de atuação da pedagogia empresarial.

Todos sabem, que o processo de aprendizagem é executado de modo contínuo e a longo prazo, conduzindo para o desenvolvimento de habilidades.

Na esfera da educação corporativa, os profissionais serão preparados para atenderem às necessidades da empresa. Desse modo, ela irá desenvolver uma aprendizagem voltada para o mundo corporativo.

Para isso, é utilizado três fundamentos centrais, quais sejam: a eficácia, a eficiência e a efetividade. Iremos explicar agora o que significam esses fundamentos, para que a Universidade Corporativa possa ser melhor compreendida:

  • A eficácia é o fundamento que verifica se a finalidade de uma meta foi alcançada e, ainda, se foi realizada de modo satisfatório. Nessa perspectiva, a formação educacional é focada não somente em fazer o que é correto, mas também no cumprimento da meta em um determinado tempo.
  • A eficiência é o fundamento que averigua se algo está sendo feito da forma correta, abrangendo a totalidade do processo. Assim, todo o método educacional deve ser sistematizado para que o colaborador atinja sempre o melhor resultado.
  • A Efetividade é o fundamento dirigido para analisar os resultados, para que esses ocorram em conformidade com as expectativas da organização. Objetivando obter bons resultados.

Como visto, esses fundamentos são essenciais para a formação de profissionais que sejam capacitados e focados. Portanto, a formação através de uma Universidade Corporativa é um meio de atingir resultados notáveis, de um modo correto e adequado.

O que é uma Universidade Corporativa?

Cada vez mais ocorrem parcerias e acordos entre universidades públicas e investidores do setor privado. Portanto, a Universidade Corporativa surgiu como uma necessidade real do mercado de trabalho, uma vez que, as universidades clássicas não estão sendo capazes de suprir a demanda do mercado atual.

Dessa maneira, perceberam a urgência em investir na formação educacional sob um novo prisma e, assim, planejaram algo que pudesse solucionar as necessidades das empresas quanto a formação de seus profissionais, ou seja, realizar cursos em que elas próprias participassem da criação e gestão.

Portanto, a Universidade Corporativa é uma organização educacional desenvolvida para a formação e capacitação de profissionais para empresas específicas.

Consequentemente, ela não pode ser considerada uma universidade convencional, longe disso, pois ela funciona como um suporte do mundo corporativo.

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre a Universidade Corporativa, vamos apontar algumas de suas principais características e mostrar como ela pode ser uma ótima solução para a sua empresa também.

Características da Universidade Corporativa

Para a criação e o gerenciamento de uma Universidade Corporativa por uma empresa, é preciso que tenha dois elementos fundamentais, os quais são:

  • A necessidade de ter na equipe profissionais cada dia mais capacitados e preparados para questões pontuais, devido a grande competitividade do mercado;
  • A possibilidade de crescimento e melhora na gestão da empresa como um todo, em decorrência de um curso de aperfeiçoamento.

Depois de verificar esses elementos fundamentais, iremos apresentar algumas características da Universidade Corporativa:

Investimento

A Universidade Corporativa deve ser criada com base em um investimento inicial. Normalmente as empresas financiam, pois, teoricamente, elas são as beneficiadas pelo projeto.

Contudo, não existe uma garantia que esse investimento será refletido diretamente nos rendimentos da empresa. Assim, grandes corporações do mesmo nicho podem se organizar para criarem uma Universidade Empresarial.

Além do mais, os consórcios podem ser concretizados com universidades tradicionais, já que, poderiam ser favorecidos pela estrutura que já existe.

Infraestrutura

Nem todas as empresas conseguem criar e manter uma Universidade Corporativa como as grandes corporações.

Dessa forma, muitas vezes a infraestrutura é provida por um consórcio, sendo muito comum quando há parcerias entre o setor privado e as instituições de ensino.

Mas, como não são todas as empresas que conseguem manter essa infraestrutura, muitas utilizam uma plataforma EAD para qualificar os seus colaboradores através de cursos online.

Reconhecer a Formação

As Universidades Corporativas não podem a princípio, fornecer certificados ou diplomas que sejam reconhecidos. Por essa razão, muitas fazem parcerias com instituições de ensino superior para solucionarem essa dificuldade.

Existem empresas que conseguem obter uma autorização para conceder seus próprios certificados, porém ainda é a minoria.

Atualmente, o consórcio com as instituições de ensino superior a distância tem sido uma excelente opção.

Corpo Docente

Esse é um requisito muito importante para a Universidade Corporativa, em razão disso, ela decide por profissionais que já fazem parte de instituições de ensino superior reconhecidas.

No entanto, não se trata de uma regra, também é possível contratar consultores e executivos, já que eles possuem o conhecimento específico sobre uma determinada área, sendo um fator muito relevante para as questões do cotidiano.

Conclusão

A Universidade Corporativa pode parecer uma pretensão muito grande, porém com as novas tecnologias e a existência das plataformas EAD, ficou muito mais viável treinar seus profissionais através de uma educação corporativa empresarial, além de ser uma maneira extremamente eficiente.

Conheça a Plataforma Hit Cursos e tenha as ferramentas necessárias para qualificar seus colaboradores e fazer com que eles tenham mais foco e possam trazer mais resultados positivos para a sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *