Produção de Texto – Como Começar a escrever?

Vamos mostrar nesse artigo, o passo a passo para alcançar uma escrita de qualidade, assim como uma excelente produção de texto!

Para ter uma boa escrita é preciso ler bastante, pois somente dessa forma conseguimos ampliar nosso vocabulário e estimular a criatividade.

Por isso, se você ainda não adquiriu o hábito da leitura, é bom começar a praticar logo, para que seus textos sejam cada vez melhores.

Via de regra, pessoas que escrevem bons textos se expressam com mais facilidade, ajudando em todos os âmbitos da vida.

Existem técnicas que podem ser aplicadas para ajudar na produção de texto e, principalmente, para auxiliar aqueles que desejam atrair um público específico.

Mesmo que você já tenha aptidão para escrever, não seria nada ruim aprimorar seus textos através de técnicas, não é verdade?

Então continue nos acompanhando nesse artigo e descubra muitas dicas de produção de texto!

Os Tipos de Produção de Texto

Antes de tudo, para produzir bons textos é fundamental conhecer os vários tipos existentes, para que você mantenha a coerência da proposta.

Devemos nos lembrar que quanto mais conhecimento e técnicas aprendemos, mais facilidade teremos para a produção de texto.

Observe a seguir, os principais tipos de textos:

  • Narrativo: a marca do texto narrativo é a existência de uma história, na qual se desenrolam as ações das personagens, dentro de um determinado espaço e tempo, podendo ser fantasioso ou não. Desse modo, a sua estrutura básica consiste em: apresentação, desenvolvimento, ápice e conclusão.
  • Descritivo: o texto descritivo busca apresentar as características e detalhes de um lugar, objeto, animal, fato ou pessoa. Assim, é muito importante utilizar recursos linguísticos como: adjetivos, metáforas, verbos de ligações e comparações.
  • Dissertativo: trata-se de um texto argumentativo e opinativo, sendo muito utilizado no meio acadêmico. A sua estrutura é dividida em: tese, antítese e nova tese. Esse tipo de texto procura persuadir o leitor e, portanto, é necessário ter conhecimento sobre o assunto proposto.
  • Expositivo: são textos elaborados para a realização de uma palestra, entrevista ou seminário, nos quais o objetivo do emissor é explanar e explicar sobre um tema.
  • Injuntivo: esse tipo de texto visa explicar e demonstrar o método utilizado para fazer algo. Desse modo, são usados para criar receitas, manuais de instruções e bulas de remédio, por exemplo.

Como Produzir um Texto Bom?

Veja que não existe um método mágico para a produção de texto, mas existem estratégias que ajudam a melhorar a sua qualidade significativamente.

O que realmente importa para que um texto seja considerado bom é a coerência e coesão do mesmo.

A coerência está ligada ao contexto, ou seja, deve haver uma relação lógica entre as ideias expostas no texto, de maneira que não ocorra contradições.

Já a coesão, refere-se às regras gramaticais e ao uso correto dos conectivos, isto é, dos pronomes, preposições, conjunções, advérbios, dentre outros.

É importante também que se observe as novas regras gramaticais da língua portuguesa, já que muita coisa mudou após o novo acordo ortográfico.

Fazer uma pesquisa sobre o assunto antes de começar a escrever é essencial para que o autor aumente a sua capacidade argumentativa e deixe o texto mais consistente.

Assim, para uma boa produção de texto, é preciso conhecer as características do tipo de texto escolhido, não fugir da proposta e, principalmente, escrever de acordo com as regras gramaticais para que o texto tenha clareza.

Dicas para a Produção de Texto

Como dito anteriormente, não há uma fórmula mágica para deixar o seu texto impecável, mas iremos lhe mostrar alguma dicas para que ele melhore a cada dia, confira:

  • Crie o hábito da leitura;
  • Aprenda as novas regras gramaticais;
  • Fique atento quanto à pontuação, ortografia e concordância;
  • Não utilize a linguagem coloquial;
  • Preste atenção na coerência das ideias;
  • Seja espontâneo e criativo;
  • Não fuja do tema e do tipo de texto escolhido;
  • Procure não repetir palavras e ideias;
  • Seja conciso e claro.

Como Fazer uma Produção de Texto?

Muitas vezes quando vamos começar a produção de texto ficamos meio perdidos, por isso devemos criar uma estrutura para que fique mais fácil. Veja a seguir o passo a passo:

Título e Tema

Não devemos confundir o tema com o título, pois o tema é o assunto abordado no texto e o título é o nome dado a ele.

O título é uma parte importante, mas não precisa ser escolhido antes de começar a produção do texto em si.

Muitas pessoas preferem decidir depois, para que fique mais adequado ao assunto e, assim, o leitor já sabe do que se trata o texto.

Introdução

A apresentação é extremamente importante, pois é o momento em que se instiga o leitor e faz com que ele queira ler todo o texto.

Você não precisa apresentar todas as informações na introdução, porém os dados principais deverão ser citados.

Desenvolvimento

Nessa fase é essencial desenvolver as ideias. É nesse momento que o escritor expõe suas argumentações e demonstra os dados obtidos por meio de pesquisas, para que o leitor reflita sobre o assunto.

Desse modo, quanto maior a capacidade argumentativa, melhor o texto.

Conclusão

A finalização do texto é tão importante quanto o começo. Portanto, após a introdução e o desenvolvimento, devemos elaborar uma conclusão criativa para manter o texto interessante.

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado na produção de texto!

Não se esqueça que o hábito da leitura faz com que você escreva cada vez melhor e pratique sempre para alcançar a excelência!

Saiba também como a Plataforma EAD pode ajudar o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *