Músicas sem Direitos Autorais – [Aprenda a Escolher]

musicas-sem-direitos-autorais

As pessoas que produzem vídeos para a internet, devem ficar atentas quanto às regras pertinentes ao uso das músicas. Assim, para que não haja nenhum problema, o melhor a fazer é utilizar músicas sem direitos autorais para o conteúdo dos vídeos.

Além do Brasil, vários outros países protegem as produções musicais através da legislação. Desse modo, antes de colocar uma música em um vídeo, é essencial averiguar se ela é de uso livre ou não.

Então, vamos discorrer nesse artigo sobre músicas sem direitos autorais e apontar sites onde é possível obter esse tipo de música e de forma gratuita. Descubra!

Qual a importância da trilha sonora?

A trilha sonora é um dos elementos do vídeo que faz com que ele se torne mais interessante para o público.

Assim, na produção do conteúdo autoral, a trilha sonora auxilia a criar o ambiente desejado, pois contribui para a composição da imagem mental de quem está assistindo.

Outro fator importante da música nos vídeos é a mensagem que ela pode passar, além de aguçar a curiosidade do espectador e consolidar a sua marca no inconsciente das pessoas.

Do que se trata os direitos autorais das músicas?

As músicas com direitos autorais são aquelas que necessitam de pagamento ou licença dos autores, compositores, produtos e algumas vezes até das gravadoras, para que você possa utilizá-las.

Portanto, as músicas sem direitos autorais são as que foram compostas sem o caráter comercial, pois o autor cede os direitos autorais para que elas sejam usadas gratuitamente.

* Conheça mais sobre o Gravador de Voz Online!

Onde podemos encontrar músicas sem direitos autorais?

Atualmente, existem vários sites que cadastram e disponibilizam músicas sem direitos autorais de modo gratuito.

Logo, relacionamos alguns sites para que você possa inserir uma trilha sonora sem ter preocupações futuras e fazer uma excelente produção audiovisual. Veja a seguir:

Opsound

O Opsound é um dos sites mais conhecidos entre as pessoas que buscam músicas que não tenham direitos autorais, já que além de liberarem as faixas, ainda incentiva que elas sejam usadas para projetos comerciais.

YouTube Audio Library

O YouTube possui uma biblioteca de áudio com diversas músicas sem direitos autorais, assim como efeitos sonoros, para que possam ser usados pelos produtores de conteúdo na elaboração de seus vídeos.

Lembrando que as músicas poderão ser utilizadas para qualquer tipo de empreendimento e não somente para vídeos que veiculam no próprio YouTube.

Bensound

Trata-se o Bensound de um site que possui um grande acervo musical, para quem deseja produzir vídeos para a internet. Ele tem uma ótima organização por categorias, ajudando, assim, os usuários a escolherem a música ideal para o seu vídeo.

Coleção de sons do Facebook

O Facebook é uma das maiores redes sociais do mundo e proíbe o uso de músicas que sejam protegidas. Até mesmo os vídeos que não tenham cunho comercial são vetados pela plataforma.

Porém, o Facebook disponibiliza um enorme banco de dados com músicas sem direitos autorais para estimular que os vídeos sejam criados de acordo com a lei brasileira.

Todos os usuários da plataforma possuem acesso a coleção de sons. A busca pode ser feita por estilo, duração de faixa, gênero, dentre outros.

Jamendo Music

O Jamendo Music é um banco de músicas sem direitos autorais, o qual disponibiliza faixas no formato de Ogg e MP3. Atua como uma comunidade online, na qual os autores cedem suas música para o uso livre. É um site bastante funcional, além de gratuito.

Dig cc. mixter

O Did cc. mixter também autoriza que os usuários escolham e baixem as músicas sem direitos autorais, mas ainda concede suas músicas para que outros usuários possam realizar download.

Um dos maiores benefícios da plataforma é não precisar de fazer o cadastro para poder utilizar o material, basta apenas selecionar a opção que deseja e baixar.

Outra vantagem é que o usuário consegue reproduzir a música no próprio site, facilitando a sua escolha.

Incompetech

Possui a mesma proposta dos sites acima citados, contudo é mais básico. Os critérios de busca são gênero, humor e quanto a duração da faixa.

O usuário consegue reproduzir as músicas dentro do site e fazer download do conteúdo de modo gratuito e no formato MP3.

Últimos cuidados

Escolher a música correta para o vídeo é uma das fases mais relevantes de um processo de criação, pois a trilha pode provocar um grande impacto no espectador. Também é muito importante que você fique atento quanto a qualidade do áudio.

Devemos lembrar que para postar os seus vídeos em plataformas como o YouTube, é preciso usar em seus vídeos somente músicas sem direitos autorais, caso contrários eles poderão ser retirados do ar.

É necessário ler atentamente todos os termos e condições de uso dos sites que foram citados no artigo para utilizar as músicas que são disponibilizadas, já que algumas faixas poderão ter uma regra especial por exigência do autor.

Observando todas as normas, você poderá criar vídeos com excelentes trilhas sonoras e não ter nenhuma preocupação quanto aos direitos autorais das músicas utilizadas.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *