Descubra Dicas para Dinâmica de Apresentação

dinamica-de-apresentacao

A dinâmica de apresentação é muito usada em processos seletivos, especialmente porque são realizadas atividades práticas que auxiliam a quebrar o gelo desse primeiro contato, bem como para destacar as habilidades dos candidatos.

Via de regra, as pessoas que são consideradas tímidas costumam ser as mais favorecidas na dinâmica de apresentação, uma vez que, ocorre uma aproximação e a comunicação entre os participantes e o avaliador é intensificada.

Além de ocorrer uma maior integração entre as pessoas, a dinâmica de apresentação ainda ajuda a manter a harmonia e a organização entre os integrantes.

O avaliador consegue analisar o comportamento de cada participante do grupo e como é o seu desempenho para os trabalhos em equipe.

Assim, poderão ser avaliadas diversas habilidades como a liderança, comunicação, pró-atividade, capacidade para solucionar problemas, dentre outras.

Dessa maneira, é possível verificar qual candidato possui o perfil mais adequado para executar as atividades que são exigidas pelo cargo.

A dinâmica de apresentação também proporciona a oportunidade dos participantes conhecerem melhor os princípios da empresa e identificar se as ideias dela são compatíveis com as suas.

Mas agora que você já conhece a importância de uma dinâmica de apresentação, vamos lhe mostrar como escolher e aplicá-la.

Saiba como escolher a Dinâmica de Apresentação

Há diversas maneiras de executar uma dinâmica de apresentação, mas a sua escolha deve ser realizada de acordo com a finalidade do processo seletivo. Dessa forma, tem dinâmicas destinadas para cada tipo de profissional, tanto para cargos operacionais quanto para vagas de diretores. Lembrando que as atividades podem ser adaptadas para as necessidades da sua empresa.

O avaliador deverá agir de forma natural durante a execução da dinâmica de grupo, para que o candidato ao cargo se sinta confortável e aja de modo espontâneo.

Para que todo o procedimento seja bem-sucedido, é preciso que se siga as seguintes etapas:

Apresentação

A etapa de apresentação é fundamental para o êxito da dinâmica. Nesse momento, os candidatos discorrerão mais sobre a vida pessoal e profissional.

Poderá ser usado folhas para que os participantes possam expor suas ideias através de desenhos e gráficos ou qualquer outro meio que os ajudem a se manifestar de um modo mais tranquilo.

Aquecimento

Essa fase de aquecimento é desenvolvida por meio de jogos, atividades, brincadeiras ou outro instrumento que deixem as pessoas mais descontraídas e que proporcione um maior entrosamento entre elas.

Atividade Central

Existem várias maneiras de fazer a atividade central e a escolha mais apropriada dependerá da finalidade do processo de seleção. Iremos citar abaixo as mais recorrentes:

  • Execução: os participantes deverão elaborar um projeto que esteja relacionado com a vaga disponibilizada. Eles devem procurar criar algo arrojado, pois assim será possível identificar o nível de agilidade, criatividade e conhecimento técnico. Também será analisado o comportamento em grupo e a colaboração de cada um no projeto, dentre outros pontos relevantes;
  • Argumentação: agora o grupo será dividido em dois e cada um irá defender um assunto com argumentações pertinentes. Nessa fase, será verificado o conhecimento sobre o tema, a capacidade de convencimento, assim como sobre o relacionamento interpessoal e a habilidade de comunicação;
  • Resolução: nesse instante, cada candidato deverá opinar sobre algum problema do dia a dia da instituição e indicar soluções. Os participantes devem chegar em um denominador comum sobre o caso. Esse fato irá demonstrar a habilidade de síntese, liderança e flexibilidade;

Modelos de Dinâmica de Apresentação

Ligação Direta

Para a realização dessa dinâmica, é preciso ter um rolo de barbante. Os candidatos deverão formar um círculo e, logo após, é preciso escolher um participante para iniciar a dinâmica, o qual estará segurando o rolo.

Esse indivíduo deverá segurar a ponta do barbante e se apresentar para os demais candidatos. Depois, o rolo deve ser repassado sem que se solte a ponta do barbante. Esse procedimento será repetido por todas as pessoas do grupo.

Ao concluir a dinâmica de apresentação, terá se formado uma teia e os participantes estarão interligados. Então, o coordenador deverá explicar o proṕosito da dinâmica, que é demonstrar a importância do espírito em equipe.

Autorretrato

Normalmente, muitos candidatos possuem dificuldade para fazer uma autodescrição de forma verbal e, portanto, um desenho para se representar é uma ótima saída. O intuito é estimular a criatividade e o conhecimento de si mesmo.

Será distribuído aos participantes folhas e lápis, e determinado o tempo de 10 a 20 minutos para que reproduzam seu autorretrato.

Logo após, todos deverão mostrar o seu desenho e os demais tentarão descobrir a personalidade da pessoas de acordo com o que está exposto na imagem.

Dessa maneira, todos conseguem transmitir a imagem que possuem de si mesmos e aprender com as interpretações que foram feitas em relação ao seu desenho.

Como foi possível perceber, a dinâmica de apresentação é fundamental para que ocorra um bom entrosamento entre seus futuros colaboradores e para que proporcione um engajamento maior dos funcionários quanto ao pensamento da empresa.

Você já teve alguma experiência interessante com uma dinâmica de apresentação? Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *